Estou iniando a especialização em Tecnologias da Informação e da comunicação na Promoção da Aprendizagem... Ufa que nome hem!!! O curso é muito interessante... quem quiser saber mais é só acessar o blog para saber diariamente o que estou estudando...
domingo, novembro 19, 2006
Ainda em busca de respostas
Estou bastante preocupada já que estamos chegando ao fim da primeira parte da especialização, que seria o preparo para atuarmos em sala de aula. Percebi que a professora do PROA 5 já solicitou que entrassem em contato com o professor parceiro. Já citei anteriormente que não tenho convicção de como agir em sala de aula. Não tenho claro como se dará a aplicação do PA no sistema de ensino atual. Todas as questões que postei independente de serem em fórum, PA ou outro não foram satisfatoriamente respondidas para que pudesse aplicar em sala. Postar em local apropriado ou não, de meu ponto de vista não vem ao caso aqui, já que de meu ponto de vista independente do PROA ou do local parece-me que o objetivo maior, o tema gerador da especialização é a aplicação do PA em sala-de-aula e a conseqüente melhora do ensino. Por isso gostaria de uma explicação clara de como isso ocorrerá no sistema atual de ensino. Bem as dúvidas são incontáveis, basta ler e rever todas minhas postagens, mas para que possa entrar em contato com um professor preciso saber ao menos como orienta-lo em relação a como ele fará seu planejamento? O sistema de ensino atual exige que o professor entregue no início do ano um planejamento, ele terá que faze-lo já que é uma exigência. O PA será desenvolvido durante as aulas? Todas as aulas serão em prol do PA? Ou algumas serão na forma tradicional? Vai virar “uma salada”. Como elencar no planejamento os conteúdos a serem trabalhados, já que em PA, os alunos escolhem o tema? Como converterá em notas o desempenho dos alunos? O sistema atual é através de notas e não de conceitos. Coloquei mais indagações sobre avaliação na minha página do PROA sobre auto avaliação, visitem. PA não envolve apenas uma disciplina, como um professor de professor orientará a parte matemática? Será impossível conseguir um parceiro de cada área. Vou fazer a mesma postagem no fórum do PROA 1 que discute PA, mas preciso dessas respostas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Ivete, vejo com muita satisfação que estás querendo fazer um trabalho muito bom !! Ivete, realmente a idéia é exercitar a metodologia de PA em uma sala de aula, com alunos. Para isso, tens que ter parceiro(s). O trabalho com PA vai ser adequado a cada situação. Com alunos de 1ª a 4ª série podem fazer tranquilamente PA coma prof e um de vocês. O espaço que eles dedicarão ao PA vai ser negociado com a parceira. Claro que será algumas horas da semana, qdo tu e a parceira estiverem juntos para eles trabalharem no PA, utilizando informática, bilbioteca, experiências na sala no pátio, saidas de campo para entrevistas na comunidade...Já com os maiores, seria muito bom se pudesses juntar um grupo interdisciplinar e negociar alguns horários de cada um. Por ex: os PA seriam trabalhados, naquela semana, no horário só dos prof de Ciências e de História e na outra semana, nos hoarários de Mat e Artes. Nos outros períodos , eles continuariam com o plano nomal da escola que nada mais é que um Projeto de Ensino.Todos os prof, no tempo em que os alunos estariam construindo seus PA, atuariam como orientadores, desafiando e ajudando os alunos a encontrarem as respostas para suas questões. Assim, os professores poderiam desenvolver seu trabalho seguindo os padões das escolas e fariam, ao mesmo tempo, uma experiência de um trabalho mais flexível com construção de conceitos que está descoldaos da grade de conteúdos para cada série. Pode ficar tranquila que não vai virar uma salada. Eles logo vão se dar conta de que há momentos em que eles poderão se dedicar aos seus interesses e que poderão desenvolver coisas específicas que o grupo de alunos e professores forem pplanejando.Não há como elencar conteúdos antecipadamente porque justamente queremos fugir disso. Isso o prof fará para todo o seu trabalho e tu vais fazer uma experiência que, de tão bem feita, vais conquistar adeptos. Isso é o que esperanos.A avaliação é de processos e feita ao longo do tempo do PA. Nela vamos avaliar como ele foi crescendo em conhecimento e o quanto ele interagiu para que isso acontecesse. Passar isso para um conceito, se houver essa exigência, fica muito fácil, desde que os alunos sejam constantemente acompanhados e orientados. Não te preocupas porque ninguém está preparado para tudo. À meduda em que fores trabalhando com os alunos, terás orientação do professor de PROA01.
Um abração
Bea
Postar um comentário