sábado, outubro 14, 2006

Questionamentos...

Olá colegas, professores e tutores do curso. Foi iniciado pela Sheila uma discussão sobre a especialização. Gostaria de participar, achei legal e necessária, já que como ela colocou, sou uma das que não está tendo respondida suas expectativas em relação ao curso e, se ainda não desisti é, em primeiro lugar devido aquele ditado que diz: “vai que quando eu sair começa a ficar bom” e em segundo pelo que já investi até aqui.
Estamos, pelo que me parece até aqui tratando de uma mudança significativa na educação. O método, forma, ou sei lá o que... que o curso propõe é excelente. Concordo plena e absolutamente de que uma educação voltada aos interesses, dificuldades e anseios individuais e particulares seria o modelo ideal. Entretanto isso é possível???Vou exemplificar usando a nossa especialização... Por favor professores e tutores, não estou criticando o trabalho de vocês, acho que vocês tem feito o possível, mas ainda assim, vocês tem conseguido atender as dificuldades e interesses particulares de todos os cursistas? Sinto informar-lhes, mas os meus não. Vou exemplificar, citando o blog. Se vocês verificarem há uma série de questionamentos meus que não foram respondidos. A última postagem, não foi respondida... Pedi sugestão de textos, questionei e indaguei textos, pedi auxílio nas atividades... Quando depois de dois meses recebemos a avaliação estava sem nota numa das primeiras postagens, questionei e a professora Tânia me respondeu que é difícil para os tutores acompanhar 40 blogs dos alunos. Bem se é difícil para os tutores acompanhar 40 blogs, parece-me claro que é impossível para um professor de sala de aula acompanhar..., vejamos, supondo que o professor tenha 10 turmas com 35 alunos cada, 10x35= 350. Ele consegue??? Repito mais uma vez que não estou questionando o trabalho dos professores, o que questiono e julgo sério é a certeza que tenho de estarmos discutindo algo que do meu ponto de vista é impossível de ser concretizado, considerando o sistema de organização do ensino. Concordo plena e absolutamente que a situação da educação atual está terrível e é preciso fazer algo para mudar, mas tem que ser algo que possa ser concretizado e já.

4 comentários:

Rosani Terezinha Hulse disse...

Ufa... é o que tenho a dizer depois de ler sua última postagens. As suas indagações e dúvidas são minhas também é já mandei email, pra tutores, colegas, etc e tá tudo na mesma. É muita coisa ler isso, assistir aquilo, postar aqui, fórum ali, etc. Se não fossem os emails dos tutores tenho certeza que estaria perdida. São tantas coisas. Toda noite até tarde, sábado, domingo (hoje, por exemplo, é 1 da manhã e olhe eu aqui) tentando me inteirar sobre o que os colegas estão sentindo... e vamos continuar nesse ritmo... Quando vamos parar pra refletir sobre o que estamos fazendo??? Tem horas que dá vontade de largar tudo... Desculpe o desabafo, mas estou cheia de tanto PROAs ...
Bom trabalho, estudos, pesquisas, postagens, contribuições, etc, etc, etc, etc,...
Abraços

Sheila Lima disse...

Oiii!!!!!!!
Proando muito?
Dê uma olhada em nossa wiki, faltam duas dúvidas temporárias para responder, tem ainda o depoimento individual que alguns não fizeram e as conclusões para fechar....vamos lá, temos até o dia 11 de novembro (se não estiver enganada). Outras informações tem no grupo do gmail do professor e coisas já feitas.
Vc tem o site dos trabalhos do aluno do professor? Se tiver indique no Saiba mais, ele pediu para fazer isso.
Se tiver inspiração para iniciar a conclusão do PA, por favor, estamos precisando.
Concordo com vc muiiiiiittttttttto e olha que já começou outro PROA, tá um s.... essas coisas de desafio p/ cá, desafio p/ lá, mas a meleca do mundarel de tarefas...,as interações foram para o belelel e as suas preocupações para fazer isso na escola também são as minhas, mas agora temos mais uma tarefa para concluir que é o PA...
Vamos continuar e encerrar essa etapa.
Abraços.

Sheila Lima disse...

Ahhh, seria interessante que enviasse seus questionamentos pelo eproinfo, pois assim todos receberiam e assim teremos uma "corrente do bem" acontecendo! Pois mais pessoas questionando podem promover mudanças no curso que contribuam para uma participação mais efetiva dos alunos.

Tânia Gava disse...

Maria Ivete

Sobre seu comentário, no e-mail que te enviei o contexto foi um pouco diferente. Se não me engano, você ficou sem avaliação porque postou a atividade no lugar inadequado e depois você acertou, não foi isso? Comentei que é difícil os tutores acompanharem questionamentos que deveriam ser feitos nos fóruns apropriados. Por exemplo, tivemos fóruns para tirar dúvidas dos aplicativos, para discutir os Pa, discutir os projetos em grupo. Se um questionamento não cabe em nenhum desses fóruns deve ficar no seu blog, mas os outros, fica muito mais organizado direcionar para os fóruns adequados. Agora estamos com novas tutoras e creio que estão atendendo bem as expectativas.

Abraços

Profª Tânia Gava