quarta-feira, agosto 30, 2006

Mais questionamentos

Bem como essa semana é a semana de organização e ACHO que fiz todas as tarefas, embora não soubesse que era para interagir no pbwiki (passei a interagir lá com os colegas, ao invés de ser por email) estou aproveitando para trocar idéias com os colegas e reler alguns textos. Gostaria de expor aqui hoje especialmente algumas dúvidas relacionadas ao texto "Projeto? o que é? Como se faz?". Não seria exatamente expor, mas sim reafirmar antigas em busca da resposta e interação de alguém.
Segundo o texto, qualquer criança é perguntadora. Discordo, pode ser que todas sejam questionadoras, mas nem todas expõe suas dúvidas. Trabalhei com Educação Infantil quase quatro anos e mesmo quando aprendem a falar, existem crianças que não são curiosas e não interessam-se em perguntar se não forem muito bem estimuladas.
Outra parte que me chamou a atenção é "Sem a tecnologia é quase impossível". Estamos tratando então só de educação a distância? Por mais que as escolas tenham tecnologia, em casa os alunos não tem...
Só mais uma pergunta: "A função de articular exige grande disponibilidade", essa questão refere-se ao papel do professor de articulador. Anterior a essa citação há uma outra que se refere ao professor identificar-se com o projeto que irá orientar. Embora tenha lido postagens em outras turmas (turma 5) de que não devemos nos "espelhar" na organização atual do ensino, para que nossas idéias possam ser concretizadas acho que a comparação tem que acontecer), atualmente os professores atem a 20 turmas com 40 alunos cada, como ter disponibilidade para trabalhar com PAs.

terça-feira, agosto 22, 2006

Preciso de ajuda em......

Respondendo ao seu comentário Estela, preciso de ajuda, e muita....
Preciso da indicação de textos relevantes sobre projetos de aprendizagem.
Indicação de textos que destaquem e descrevam experiências de professores que trabalharam com PAs e obtiveram resultados concretos, ou seja, conseguiram sanar os problemas encontrados na educação atual, como os que são descritos no texto"Conteúdos: Para quê? Por quê?". Por exemplo, o texto cita algumas pérolas encontradas nos vestibulares e coloca a questão como uma conseqüência da educação atual, gostaria então de uma prova de que essas pérolas não foram escritas por alunos que estudam através de PAs, ou que alunos que estudam através de PAs não cometeriam erros como estes.
Gostaria de uma explicação detalhada de como seria constituído o sistema de ensino, já que não seria mais por disciplinas e horários, como seria a organização do sistema escolar.
Segundo o texto "o volume de informação resultante do conhecimento construído dobra a cada dois anos", é certo que os alunos não tem como assimilar tudo isso, se o aluno não tem como o professor pode ter? A meu ver para que possa orientar e trabalhar com projetos o professor deverá ter um amplo conhecimento sobre tudo, e da aplicação de conteúdos. Meu questionamento é, isso é humanamente possível? Aguardo resposta o mais breve possível, estou realmente precisando de ajuda. Além dessas questões tenho outras... a espera...

sexta-feira, agosto 18, 2006

?????????????

Confesso que estou bastante desanimada com o trabalho esta semana, infelizmente não estou me sentindo nem um pouco motivada a continuar o trabalho. Postei as concepções de aprendizagem, li o texto da atividade do PROA 2, e vi a atividade do PROA 4, fazer um texto e postar, mas ainda não tive ânimo para redigi-lo. Pretendo entrevistar alunos para ver qual a opinião dele sobre PAs. Até o término do prazo, termino. Ainda não recebi resposta alguma dos professores sobre minhas últimas indagações, nem no blog, nem no fórum. Será que um dia terei alguma resposta............

terça-feira, agosto 15, 2006

Perdida nas atividades


Oi gente estamos iniciando a quinta semana de especialização. Novos módulos estão sendo inseridos e nesta semana ainda não recebi email sobre as atividades. Seguindo a agenda me inscrevi no PROA 3 e 4 mas estou perdida na realização das atividades. Tentei postar uma mensagem no PROA 11 e não consegui, por isso a reproduzo aqui:
"Olá continuo me sentindo perdida, no sentido de me localizar nas atividades. Entro na agenda e encontro a agenda dos outros grupos, menos do meu, o mesmo acontece com os avisos. No conteúdo módulo, há atividades que não são especificadas por turma, fico em dúvida se são para serem feitas ou não... Segundo o calendário devemos nos inscrever e postar no PROA 4, mas não há questão a ser respondida e não consigo inserir nada neste fórum. Recebi um comentário no meu blog da Estela Roxa dizendo que é tutora do curso e se precisar é pra entrar em contato, mas não explicou como, através do blog, email (não tenho o email dela). Quantas mensagens devem ser postada em cada fórum por semana. E quando estas mensagens não tem resposta? Quando inicia e termina a semana? Como posso ter acesso a minha avaliação até aqui, conforme citei como estou perdida, não sei se estou realizando todas as atividades ou não. "

sábado, agosto 12, 2006

A SEMANA

Esta semana tivemos muitas atividades, mas consegui cumprir todas. Postei duas mensagens no fórum, mas estou sentindo falta de comentários dos professores, tanto nas colocações no eproinfo, quanto de comentários no blog. Também gostaria de pedir mais uma vez o envio de email com as atividades da semana, como aconteceu nesta última, facilita bastante o trabalho. Estou aguardando estes encaminhamentos.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Muitas atividades

Oi gente, esta semana temos muitas atividades: postar uma síntese de PA no PROA 1, criar uma página no WIKI com o que já sabemos e o que não sabemos sobre cada ferramenta e inscrever-se no PROA 2. Além é claro de continuar interagindo nos fóruns. Até agora só criei a página no wiki. Para acessá-la clique aqui.
Em relação as demais atividades, ainda estou preparando o material. Mas até sábado estará tudo lá. Bjo

sexta-feira, agosto 04, 2006

Bom gente é isso aí então...
bom final de semana para vocês....
cheio de estrelas e.....


bom trabalho para mim...
consegui colocar minha foto
e testar vários recursos do blog.... bjos
Oi gente estou estudando muito... Li as postagens do fórum do proa 11, do proa 1 e postei alguns relatos no fórum do proa 11.
Continuo pesquisando e estudando muito sobre PAs e tecnologias da informação e comunicação. Ah, também estou pesquisando em especial sobre Inteligência Artificial. Atualmente estou me dedicando, também ao estudo do logo como ferramenta de aprendizagem. Li alguns artigos sobre o assunto e achei bastante interessante... Aguardem novidades sobre a questão...Porém, quando a conexão da internet cai... dá vontade de fazer igual o cara aí ... bjus

quarta-feira, agosto 02, 2006

Inteligência Artificial - conceitos

Oi povo, estive pesquisando conceitos de IA, encontrei alguns conceitos que postei em nossa página do wiki, aqueles que quiserem conferir e acompanhar é só acessar http://proavirtualg66.pbwiki.com
rolar a página ate o fim e clicar em DEFINIÇÕES PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para ver as postagens minhas e dos colegas.
Em minhas pesquisas, encontrei um site muito legal que discute o conceito de IA.
Transcrevo a seguir as partes que julguei mais interessantes.
"Existem dois pontos de partida para definir a I.A., sonho e tecnologia" Terry Winograd
"Inteligência Artificial é hoje um domínio do
conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se,
escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas saberemos nós o
que é na verdade esta ciência, o que estuda, que
aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes
os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial
(I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver
com computadores, não é?’
A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência,
que procura estudar e compreender o fenômeno da
inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na
medida em que procura construir instrumentos para
apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência
como computação, tenta simular o pensamento dos
peritos e os nossos fenômenos cognitivos.
No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo
como os seres humanos pensam, com o objetivo de
modelizar esse pensamento em processos computacionais,
tentando assim construir um corpo de explicações
algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o
que distingue a I.A. dos outros campos de saber, ela
coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da
Inteligência como programas de computador.
Allen Newell em 1977, levantando a questão sobre o que
é a Inteligência Artificial responde que "A I.A. é
conhecimento - teoria, dados, avaliação - que descreve
os meios para alcançar uma classe de fins desejados."
Mas estará ela no algoritmo, ou pelo contrário na arquitetura de
estados mentais?
A construção de máquinas inteligentes pressupõe a
existência de estruturas simbólicas (representação), a
capacidade de elas poderem raciocinar (procura) e a
existência de conhecimentos (matéria prima). Assim o
campo mais popular da I.A. é sem dúvida o da
engenharia do conhecimento pois é aí que se concebem
os sistemas periciais, que são capazes de representar
conhecimentos e de raciocinar.
Uma outra questão que se levantou desde os primeiros
anos de I.A. foi se os computadores seriam realmente
capazes de aprender. Questão que, a par da questão da
representação de conhecimentos, e da capacidade das
máquinas serem inteligentes e capazes de raciocinar é
um pilar da investigação em I.A." Para ter acesso ao site clique abaixo
http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/ia.html 
Outro site que também é bastante interessante e permite inscrever-se
para discutir em gupo sobre IA é o
http://ia.ucpel.tche.br/~lpalazzo/Aulas/IA/index.htm#_Intelig%EAncia_Artificial

Bem gente espero que gostem das postagens, agora vou interagir com o grupo
para tentarmos chegar a um conceito comum nosso, do grupo. Ao que me parece
a IA sempre tentou imitar o ser humano. Gozado não seres humanos tentando recriar
seres humanos? Qual a opinião de vocês?

AH, estou discutindo bastante sobre projetos de aprendizagem no eproinfo
estou adorando as discussões, estou aprendendo muito com os colegas e
professores e esclarecendo dúvidas... Bjus até